quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DIÁLOGOS TEÓRICOS

Sou fã de Paulo Freire, admiro o perfil de Montessori e também de Vygotsky, li algumas ideias deles e concordo com eles, mas o trabalho que mais chamou minha atenção foi a resenha do livro de Fernando Hernandez, onde trata exatamente do que estamos falando e estudando e tentando realizar em nossas práticas na escola: A MUDANÇA! O livro dele tem por título: “Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho”. Esta que li, é uma resenha, escrita por Jussara Haubert Rodrigues,tirada do livro de Fernando, é realmente um convite a nós professores, de transgredirmos as barreiras que nos impedem de pensar por nós mesmos, de construir uma nova relação educativa baseada na elaboração em sala de aula, na escola e na própria comunidade.
É um convite a soltar a imaginação, a paixão e o risco para explorar novos caminhos que permitam que as escolas deixem de ser formadas por compartimentos fechados, horários fragmentados e passem a converter-se numa comunidade de aprendizagem, onde a paixão pelo conhecimento seja o objetivo e a educação voltada para a cidadania, que seja um horizonte ao qual se dirigir. O educador deve ser, portanto, segundo Fernando, um transgressor do que existe, pronto, acabado, constituído e passado. Por acompanhar a dinâmica da sociedade, temos que inovar em termos de atitudes e comportamentos, tendendo à mudança de mentalidades, a par do questionamento sempre presente e base - assim como a atividade de pesquisa - para a construção do conhecimento. Ele apresenta, seis situações de transgressão, ou intenção de mudança, com as quais lança as bases da linha de raciocínio que desenvolve no texto. Não vou citá-las todas aqui, por ser um pouco extenso, mas sugiro que leiam, gostei demais da resenha e quero ler o livro. Mais exatamente no capítulo III ele fala sobre esse ensino com pesquisas e projetos, onde a pesquisa transdisciplinar (feita com equipes multi/transdisciplinares) e com objetivos não- lineares estabelecendo um quadro de diferenças entre a forma de trabalho disciplinar (tradicional fechada, linear) e a transdisciplinar (inovadora, aberta, radial). HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Tradução de: Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998. Recensão de: CONTEÚDOESCOLA, 23 jul. 2004. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2009.

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