quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SOCIALIZAÇÃO DO PITEC

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM PIMENTA BUENO - RO ESCOLA ESTADUAL E.F.M. FELIPE CAMARÃO / São Felipe D’Oeste Projeto: “AS NOSSAS DIFERENÇAS” Executora: SÍLVIA MARQUES JACOVOZZI DA SILVA
PÚBLICO ALVO Alunos do 1º , 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de 9 anos. OBJETIVOS Geral Envolver os alunos ouvintes na comunicação com os surdos através da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Específicos: - Identificar as diferenças existentes entre as pessoas com quem os alunos convivem na comunidade escolar e em casa, como por exemplo: cego; surdo; cadeirante; uso de óculos; cor da pele; cor dos cabelos; síndrome de down, paralisias, etc. - Pesquisar na internet os sinais em libras das diferenças existentes entre as pessoas, na sala do LIE. - Pesquisar no dicionário de libras (via online), os sinais das diferenças existentes entre as pessoas, na sala do LIE. - Produzir um vídeo com algumas diferenças apresentadas com sinais em libras. - Apresentar esse vídeo à comunidade escolar. - Publicar as atividades de (cada turma) no blog, postado por eles. METODOLOGIA - Em primeiro lugar os alunos assistirão um vídeo do programa Patati e Patatá, onde mostra uma aula de libras sobre as nossas diferenças. - A partir daí, começaremos os treinos e a aprendizagem dos sinais das diferenças existentes em nossa sociedade como: cegos; surdos, que usam óculos; cadeirantes; com síndrome de down; e também as diferenças de cor de pele como: branco; preto; amarelo e moreno, e, porque devemos amar esses nossos amigos diferentes. - Irão pesquisar no dicionário de LIBRAS na internet, todos os sinais dessas diferenças. - Ao aprenderem os sinais, os alunos serão convidados a montar um vídeo sobre estes sinais aprendidos, para apresentarem no pátio da escola. - Irão também aprender como ter seus próprios blogs, postando todas as atividades da turma nestes blogs. Realizar atividades com jogos de dominó e memória do alfabeto em libras confeccionado em E.V.A, para treinamento dos sinais e configuração das mãos. - Fazer alguns exercícios, para que as mãos, dedos e braços fiquem mais flexíveis aos sinais. - Jogar, no laboratório de informática, os jogo s do alfabeto em libras (online). - Montar um vídeo sobre as diferenças aprendidas em sinais de libras. - Atividade de forca digitalizada em libras pela professora, para os alunos reconhecerem a palavra. RESULTADOS Os resultados foram ótimos, os alunos desde o 1º ano até ao 5º ano fizeram uso da sala da informática e junto à coordenadora, acessaram os sites e conseguiram utilizar os computadores nos jogos de alfabeto em libras e demais atividades online. Na sala de aula jogaram muito bem o alfabeto com materiais impressos e confeccionados em libras. Todos os alunos, com exceção de alguns, com as mãozinhas mais inflexíveis , já conseguem digitalizar seu nomes e reconhecer as palavras quando a professora digitaliza. Atividades sobre o projeto de Libras com alunos, encontram-se disponíveis no blog da Profª Silvia Marques  www.professorasilviamarques.blogspot.com REFERÊNCIAS (Sites Consultados) www.youtube.com.br www.dicionáriolibras.com.br www.atividadeseducativas.com.br www.alfabetolibras.com.br www.ines.com.br Projeto desenvolvido e executado durante o curso de formação continuada do Proinfo III, sob a tutoria do Professor Formador Andre Viana Braz – Ano 2012. ENSAIO PARA O VÍDEO
JOGO DE MEMÓRIA (ALFABETO EM LIBRAS)
TRABALHANDO COM O ALFABETO EM LIBRAS EM JOGO DE DOMINÓ
TRABALHANDO COM O 1º ANO (ALFABETO EM LIBRAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário