quarta-feira, 14 de novembro de 2012
SOCIALIZAÇÃO DO PITEC
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
EM PIMENTA BUENO - RO
ESCOLA ESTADUAL E.F.M. FELIPE CAMARÃO / São Felipe D’Oeste
Projeto: “AS NOSSAS DIFERENÇAS”
Executora: SÍLVIA MARQUES JACOVOZZI DA SILVA
PÚBLICO ALVO
Alunos do 1º , 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de 9 anos.
OBJETIVOS
Geral
Envolver os alunos ouvintes na comunicação com os surdos através da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
Específicos:
- Identificar as diferenças existentes entre as pessoas com quem os alunos convivem na comunidade escolar e em casa, como por exemplo: cego; surdo; cadeirante; uso de óculos; cor da pele; cor dos cabelos; síndrome de down, paralisias, etc.
- Pesquisar na internet os sinais em libras das diferenças existentes entre as pessoas, na sala do LIE.
- Pesquisar no dicionário de libras (via online), os sinais das diferenças existentes entre as pessoas, na sala do LIE.
- Produzir um vídeo com algumas diferenças apresentadas com sinais em libras.
- Apresentar esse vídeo à comunidade escolar.
- Publicar as atividades de (cada turma) no blog, postado por eles.
METODOLOGIA
- Em primeiro lugar os alunos assistirão um vídeo do programa Patati e Patatá, onde mostra uma aula de libras sobre as nossas diferenças.
- A partir daí, começaremos os treinos e a aprendizagem dos sinais das diferenças existentes em nossa sociedade como: cegos; surdos, que usam óculos; cadeirantes; com síndrome de down; e também as diferenças de cor de pele como: branco; preto; amarelo e moreno, e, porque devemos amar esses nossos amigos diferentes.
- Irão pesquisar no dicionário de LIBRAS na internet, todos os sinais dessas diferenças.
- Ao aprenderem os sinais, os alunos serão convidados a montar um vídeo sobre estes sinais aprendidos, para apresentarem no pátio da escola.
- Irão também aprender como ter seus próprios blogs, postando todas as atividades da turma nestes blogs.
Realizar atividades com jogos de dominó e memória do alfabeto em libras confeccionado em E.V.A, para treinamento dos sinais e configuração das mãos.
- Fazer alguns exercícios, para que as mãos, dedos e braços fiquem mais flexíveis aos sinais.
- Jogar, no laboratório de informática, os jogo s do alfabeto em libras (online).
- Montar um vídeo sobre as diferenças aprendidas em sinais de libras.
- Atividade de forca digitalizada em libras pela professora, para os alunos reconhecerem a palavra.
RESULTADOS
Os resultados foram ótimos, os alunos desde o 1º ano até ao 5º ano fizeram uso da sala da informática e junto à coordenadora, acessaram os sites e conseguiram utilizar os computadores nos jogos de alfabeto em libras e demais atividades online.
Na sala de aula jogaram muito bem o alfabeto com materiais impressos e confeccionados em libras.
Todos os alunos, com exceção de alguns, com as mãozinhas mais inflexíveis , já conseguem digitalizar seu nomes e reconhecer as palavras quando a professora digitaliza.
Atividades sobre o projeto de Libras com alunos, encontram-se disponíveis no blog da Profª Silvia Marques www.professorasilviamarques.blogspot.com
REFERÊNCIAS (Sites Consultados)
www.youtube.com.br
www.dicionáriolibras.com.br
www.atividadeseducativas.com.br
www.alfabetolibras.com.br
www.ines.com.br
Projeto desenvolvido e executado durante o curso de formação continuada do Proinfo III, sob a tutoria do Professor Formador Andre Viana Braz – Ano 2012.
ENSAIO PARA O VÍDEO
JOGO DE MEMÓRIA (ALFABETO EM LIBRAS)
TRABALHANDO COM O ALFABETO EM LIBRAS EM JOGO DE DOMINÓ
TRABALHANDO COM O 1º ANO (ALFABETO EM LIBRAS)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário