segunda-feira, 1 de outubro de 2012

PROPOSTA DE PROJETO

Atividade 2.2 “Proposta de Projeto” SÃO FELIPE D’OESTE- RO, 2012. IDENTIFICAÇÃO: NOME DO CURSISTA: Sílvia Marques J. da Silva. NOME DA ESCOLA:E.E.E.F.M. Felipe Camarão. TEMA: As nossas diferenças. PÚBLICO ALVO:1º, 4ª e 5º Ano A. TURNO: Matutino. PERÍODO DE EXECUSSÃO: Mês de setembro à novembro. OBJETIVO GERAL Envolver os alunos ouvintes na comunicação com os surdos: a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), com a intenção de um futuro mais presente, na comunicação surdo/ouvintes, descobrindo novos meios para essa comunicação e fazer a inclusão acontecer de verdade.
OBJETIVO ESPECÍFICO · Identificar as diferenças existentes entre as pessoas com quem os alunos convivem na comunidade escolar e em casa, como por exemplo: cego; surdo; cadeirante; usa óculos; cor da pele; cor dos cabelos, etc. · Pesquisar na internet os sinais em libras das diferenças existentes entre as pessoas, na sala do LIE, utilizando os computadores. · Pesquisar no dicionário de libras na internet, na sala do LIE. · Identificar os sinais em libras, das diferenças apresentadas: amigo surdo, amigo cego, amigo que usa óculos, amigos que tem cor de pele diferentes, cor dos cabelos, Sindrome de Dow,cadeirantes, etc... · Produzir um vídeo com algumas dessas diferenças apresentadas com sinais em libras. · Apresentar esse vídeo à comunidade escolar. . Produzir um blog da turma.
DESENVOLVIMENTO Em primeiro lugar os alunos assistirão a um vídeo do programa Patati e Patatá, onde os palhacinhos mostram uma aula de libras sobre as diferenças existentes entre nossos amigos. A partir daí, começaremos os treinos e a aprendizagem dos sinais pedidos, ou seja, dos sinais das diferenças das pessoas com quem nós convivemos. Ao aprenderem os sinais, os alunos serão convidados a gravar um vídeo sobre aquelas diferenças com seus sinais aprendidos, para apresentarem no pátio da escola e também, instruír a turma a montar seu próprio blog. AVALIAÇÃO A avaliação será feita através da observação contínua na participação e no interesse de cada aluno, nas atividades propostas e principalmente na gravação e apresentação do vídeo ao público escolar. RECURSOS · Humanos. · Câmera digital. · Computadores. · Data-Show. · Sala do LIE (Laboratório de informática); · Sala de aula; · PenDrive; · Internet; . Blog . Alfabeto em libras . Impressora REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS www.youtube.com.br/asdiferênças http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=libras